Al – Jazeera, canal de televisão de uma emissora com sede no Qatar divulgou parcialmente a mensagem de ameaça feita por Osama Bin Laden. Ele advertiu a França e afirmou que os muçulmanos têm o direito de responder com violência à proibição do uso do véu integral no país, e ainda, justificou o seqüestro de cidadãos franceses na África e exigiu a retirada das tropas do país do Afeganistão. Ele chegou a questionar: “Se a França tem o direito de proibir as mulheres livres de usar o véu, não é nosso direito também obrigar os invasores a partir cortando suas cabeças?".
Questões culturais como a o véu não deveriam ter esse tipo de proibição, pois vai de encontro com os princípios de liberdade, igualdade e fraternidade que foram lançados na Revolução Francesa, símbolo francês. Além disso, promovem intolerância cultural contra os que não compartilham dos traços culturais ocidentais. Outro ponto, é que esse tipo de ação incita os mais radicais a cometerem atos contra os franceses, como Osama justificou os seqüestros dos franceses. Mas de qualquer forma, por mais que a proibição do véu tenha ferido as questões culturais, de maneira nenhuma é justificável atentar contra a vida de outra pessoa. Se colocássemos numa balança, valoresculturais teriam mais peso que a vida?
Por: Larissa Assis Almeida

Essa última pergunta é respondida facilmentem, pelo menos para os muçulmanos xiitas, sim!
ResponderExcluirE só tende a piorar, a França possuí uma grande comunidade muçulmana e não creio aceitaram isso tranquilamente, acho um retrocesso essa medida do véu, com certeza o preço dessa decisão será pago com vidas francesas, infelizmente.