As cidades americanas de Nova York, Washington e Shanksville (Pensilvânia) lembram neste domingo os dez anos dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, sob alerta contra novos ataques e um forte esquema de segurança.
O reforço na segurança já estava previsto, mas ganhou outro tom com o anúncio das autoridades americanas de que há uma ameaça "específica, crível, mas não confirmada". Segundo o "Wall Street Journal", as autoridades estão em busca de três suspeitos --ao menos um deles estaria em território americano. O plano pode envolver um carro-bomba e ocorrer ainda hoje, às vésperas dos dez anos do 11 de Setembro, de acordo com o jornal.
A secretária de Estado, Hillary Clinton, que esteve na sexta-feira em Nova York, afirmou que a rede terrorista Al Qaeda estava por trás do plano e que as informações vieram de uma fonte confiável, mas
não foram comprovadas.
Para o décimo aniversário, numerosas celebrações estão previstas em Nova York e em outras cidades americanas: corridas, exposições de fotos, corrente humana no sul de Manhattan, espetáculos de dança,
concertos no Lincoln Center, na Times Square, em várias Igrejas, entre elas a catedral de Washington, danificada pelo terremoto de 23 de agosto.
Análise
O ataque terrorista contra os EUA chocou o mundo. O resultado disso foi a invasão do Afeganistão que fizeram 6200 mortos entre os soldados americanos e custaram aos Estados Unidos 4 trilhões de dólares.
A queda das Torres Gêmeas, além de marcar profundamente os americanos, provocou um baque econômico gigantesco, aumentou a segurança nos aeroportos como também a paranóia e a discriminação contra estrangeiros.
Depois de tanta guerra, mortes e crises econômicas, muitos americanos estão cansados e desejam virar essa
página. A morte de Osama Bin Laden, quatro meses antes do décimo aniversário dos atentados, permitiu que muitos superassem, mas jamais os deixarão esquecer.
Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/mundo/973474-sob-alerta-eua-lembram-dez-anos-do-119-com-
cerimonias-em-todo-o-pais.shtml
Por Raíssa Alessandra
Por Raíssa Alessandra

As homenagens às pessoas que morreram na trajédia do dia 11 de setembro de 2001 foram extremamente emocionantes, não há dúvidas. Foi muito triste ver todas aquelas pessoas chorando a perda de parentes queridos.
ResponderExcluirDe qualquer maneira, mais uma vez, tudo teve um tom de "espetáculo". O 11 de setembro foi horrível. Verdade. Mas, muita gente se engana - e a mídia impõe essa ideia - de que esse foi o maior atentado terrorista da história da humanidade. Isso é absurdo.
Como futuros internacionalistas, devemos ter nossa opinião própria, é claro. Mas não podemos deixar de ver as coisas como ela são. Não podemos aceitar tudo o que a mídia diz. When you trust your Tv, what you get it's what you got.
Todo dia é 11 de setembro no Paquistão, pense nisso.