As forças de segurança da Irlanda do Norte desarmaram uma bomba em um carro, próximo ao local em que os líderes mundiais do G8 irão fazer uma reunião em junho.
O artefato encontrado nos arredores de Enniskillen (Condado de Fermanagh) é desativada por especialista em explosivos do Exército do país. A bomba tinha como alvo uma delegacia local, segundo uma fonte ouvida pela agência de notícias AFP.
A 19 km do hotel de 5 estrelas Lough Erne foi encontrado um carro-bomba. O hotel irá sediar entre os dias 17 e 18 de junho a G8, reunirão dos representantes dos oito países mais ricos do mundo (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Reino Unido, Itália, Japão e Rússia).
A presidência rotativa do G8 atualmente ocupada pelo o Reino Unido, ao organizar a reunião na Irlanda do Norte fez um importante gesto em relação ao território, após décadas de violência sectária.
Por mais que até o momento, ninguém tenha reivindicado o atentado, vários ataques recentes foram atribuídos a dissidentes republicanos querem que a Irlanda do Norte se torne parte da República da Irlanda.
Após três décadas de violência um acordo de paz assinado em 1998 pôs fim a violência entre protestantes e católicos na região da Irlanda, que deixaram 3,5 mil pessoas mortas.
Fonte: G1
Íris Lucena – aluna do 1º semestre de Relações Internacionais/RI-UCB


0 comentários:
Postar um comentário