A Austrália está perto de fechar um acordo de livre comércio com o Japão após cinco anos de negociações. O Japão é o segundo maior parceiro econômico da Austrália e o acordo está mais próximo devido à melhoria do acesso a subsídios para os agricultores japoneses.
O acordo é de que a Austrália irá garantir os direitos aduaneiros mais baixos em uma quantidade fixa de produtos agrícolas, como a carne bovina e a exportação de lácteos. O Japão busca por uma diminuição de 5% sobre as tarifas dos carros, porém, Camberra continua firme em sua posição de não aceitar devido às perdas serem significativas para os cofres públicos.
O progresso nas negociações ocorreu pela eleição do primeiro ministro Shinza Abe, que deu prioridade para a política externa e para as relações com a Austrália. O ministro do comércio australiano afirma que o empenho continua para que o acordo ocorra com alta qualidade e grande abrangência. O Departamento das Relações Exteriores e Comércio afirma que maior parte do texto do acordo já está concluído e faltam apenas algumas mudanças em relação ao mercado final e ao investimento.
O acordo é de grande beneficio para os dois países, pois com a diminuição do tempo gasto com a burocracia e a diminuição do dinheiro gasto com as tarifas, o comércio entre os mesmos tende a aumentar e então elevar os respectivos PIBs.
Fonte: Financial Review
Joyce Roeder – 1º Semestre de Relações Internacionais. Ri/UCB.


0 comentários:
Postar um comentário