Esta semana o nível de ameaça nos Países Baixos foi elevado à substancial segundo o Coordenador Nacional para Contraterrorismo e Segurança (NCTV). Atualmente existe uma maior probabilidade de ataques no território holandês, isso porque mais jovens radiais estão saindo da Holanda em direção à África e ao Oriente Médio. Nesta semana vídeos foram postados no YouTube de potenciais “jihad viajantes”, como foram apelidados pelo NCTV. Nos vídeos disponibilizados pela HalabNews, nesta semana, logo no inicio se consegue ouvir homens falando holandês.
A NCTV afirma que não é de hoje que se sabe da existência de jovens radicais que migram rumo à África e ao Oriente Médio, porem o numero dessas áreas jihad cresceu bastante em um curto espaço de tempo e esses rebeldes agora lutam em países como a Síria.
O que amedronta aos holandeses é o fato de esses jovens retornarem altamente treinados. Em países como a Síria, os viajantes jihad tem contato com radicais altamente preparados e violentos, e com essa experiência se tornam um risco a sociedade.
Segundo o NCTV, atualmente se sabe que muitos desses jovens já retornaram e vivem na Holanda. “Há alguns de volta, e temos que manter o olho”, disse o Coordenador no NCTV.
Fonte: http://www.nrc.nl/
Acesso: 17.03.2013
Thaís Lima, aluna do 1º semestre de Relações Internacionais/Ri-UCB


0 comentários:
Postar um comentário