A Cubana Yoani Sánchez, famosa pelo seu blog “Generación Y” no qual critica a ditadura em Cuba, esteve em Nova York na ultima semana onde deu entrevistas na sede da ONU, e na rede de televisão americana CNN. Em ambas Yoani falou sobre o regime em que vive a ilha, e principalmente fez muitas criticas a ditadura de Raul Castro.
Na entrevista mais comentada, a blogueira pede as nações unidas que comece a considerar o governo Cubano como uma ditadura. Outra reivindicação foi a respeito da abertura de uma investigação sobre a morte do ativista politico Oswaldo Payá, morto em Julho de 2012, “Se o governo não tem nada a esconder, deveria permitir a investigação” diz Yoani.
Yoani conseguiu sair de Cuba graças às novas reformas migratórias que estão em pratica desde Janeiro, a Blogueira tem ido para vários lugares do mundo inclusive passando pelo Brasil, onde foi recebida com algumas manifestações que na minha opinião foram ridículas e totalmente desnecessárias.
Com isso Yoani da mais um passo importante para denunciar o que realmente acontece no regime que atormenta Cuba por décadas, que só agora esta se “atualizando” e deixando de ser o que Yoani considera ditadura.
Lucas Beirão, aluno do 1º semestre de Relações Internacionais/Ri-UCB


0 comentários:
Postar um comentário